Técnica, partilha, experimentação no domínio da gravura contemporânea são os pilares da Oficina Mescla – um espaço de criação que combina o ponto de vista artístico com o domínio avançado das técnicas, criado em 2019, no Porto, e que explora e renova as práticas de impressão, da litografia à serigrafia, da calcografia à xilogravura e linogravura.
A Mescla propõem-se como um lugar de encontro e aprendizagem, onde o domínio técnico se cruza com a criação artística, estimulando o crescimento da gravura contemporânea e a partilha de saberes entre gerações de artistas. Cursos, workshops e residências abrem caminhos para a descoberta, a investigação e a produção de obra gráfica original.
É neste contexto que Rita Senra encontra, na sua residência, um território de ensaio e gesto, onde o papel – matéria‐prima da sua prática – se revela como suporte e corpo, testando os limites da sua resistência física para que eles persistam. Entre o desenho e a instalação, Rita Senra expõe a fragilidade como força e devolve ao papel a memória da persistência. Assim, convoca na Mescla uma prática atenta, que acolhe o efémero e o vulnerável como impulso vital, inscrevendo na gravura novas camadas de presença, risco e cuidado.